domingo, março 09, 2008

TEENS - SEGUNDA VERSÃO

A primeira versão de TEENS havia sido bastante satisfatória, principalmente devido à presença de duas atrizes que praticamente levaram o espetáculo, falo de Cristina Guimarães - que interpretou todas as personagens femininas adultas - e Fernanda Regia - que, magistralmente, interpretou a personagem Janaína.
Então, quando fui convidado pelo Fausto para assistir aos primeiros ensaios de TEENS disse que não gostaria de fazê-lo. Na verdade achei que não caberia a mim fazer considerações sobre a montagem. Sempre penso que o diretor tem de ter a sua liberdade para trabalhar nos textos.
Assim, não cheguei a assistir nenhum dos ensaios, mas mantive contato com o Fausto durante todo o período de ensaios e discutimos muito sobre as transformações que as personagens sofriam no transcorrer do espetáculo.
Disse também que "TEENS" havia sido um grande desafio para mim porque mostrava as transformações que as meninas sofrem no período da adolescência. De fato, eu estava do outro lado da história quando isso acontecia então precisei fazer uma pesquisa bastante profunda sobre o tema. Muitas entrevistas, convivência com adolescentes em escolas, leitura de revistas "Querida", "Capricho", etc.
Mas quando "TEEN" estreou tive uma grata surpresa porque parecia que o Fausto tinha entendido até as entrelinhas do texto... e enriquecido em todas as possibilidades.
Diferentemente da primeira montagem, essa contava com muito mais atores e isso proporcionou um dinamismo ainda maior às cenas.
Se pensei que "TEENS" havia tido uma montagem muito boa anteriormente, o Fausto me mostrou que a mão de um diretor pode fazer toda a diferença...
As três atrizes que interpretaram as personagens principais (Evelyn Cacau, Juliana Cavalcanti e Carla Borges) conseguiram me surpreender a cada momento com suas sensibilidade e dedicação aos seus papéis.
Um grata lembrança que, após a temporada no Cine Teatro Biju, prosseguiu até o final do ano de 2002 em teatro da prefeitura de São Paulo. Sempre com um público muito bom que se identificava plenamente com a história de Janaína, Laurinha e Flávia.

Nenhum comentário: