sábado, novembro 04, 2006

CONTRATO FATAL

Em 1997 fui procurado por uma pessoa que conheci durante o Festival de Teatro de São Paulo - época que apresentei “Dias Difíceis...” -, Fausto Silvester. Ele, na ocasião estava dirigindo uma adaptação de “O Primo Basílio” e convidou-me para assisti-la e conversarmos sobre um projeto que gostaria de desenvolver.
Assisti ao seu espetáculo e, durante nossa conversa, ele disse que gostaria de montar uma peça que fosse completamente diferente de tudo que havia feito até então. Queria uma peça que abordasse relacionamentos atribulados... para apenas dois atores. Até aí não achei nada de novo!
Conversamos bastante e, por fim, ele me fez o convite para escrever "sua peça". Pensei bem e aceitei. Trabalhar com relacionamentos sempre me agradou e, como gostei muito do trabalho de direção do Fausto, aceite.
Ele pediu que o texto tivesse alguns “ingredientes” mais: 1) contato físico entre os atores; 2) bastante “ação”; 3) suspense; 4) sensualidade; e, 5) reviravoltas... Pensei que ele estivesse encomendando um roteiro de filme, mas não, era uma peça mesmo!
Fiz um primeiro tratamento para o texto e enviei para o Fausto... ele gostou mas pediu algumas alterações... ainda não havia conseguido desenvolver todos os “ingredientes” no texto!!!
Lembro-me que fiz mais quatro versões... o Fausto gostou do resultado final e eu achei que havia conseguido criar um thriller para o teatro... Pretensão??? Não sei muito bem, mas o resultado final do texto funcionou e, ainda por cima, tinha o que o Fausto havia pedido!
O projeto entrou em pré-produção e o Fausto contatou bons atores que se comprometeram em participar da peça... Durante as leituras ele percebeu que o clima que havia sido criado no texto conseguia ser mantido em cena... mas ainda havia o desafio de resolver a cena final!!!
Nesse meio tempo fui trabalhar em outro projeto: “Delírios Blues” e o Fausto continuou na captação de recursos... Em vários momentos discutimos sobre como deveriam ser os perfis dos personagens, isso porque, as idades deles podem ser bastante distintas, desde que a direção assim opte... o texto não especifica e sua estrutura funciona bem para dois jovens, um jovem e uma mais velha, ou mesmo, uma jovem e outro mais velho...Bom... infelizmente a peça acabou não sendo encenada, mas as leituras demonstraram que ela tem amplas possibilidades... no entanto, ainda faria outro trabalho com o Fausto... uma das pessoas que melhor entendeu meus textos!

Nenhum comentário: