domingo, novembro 05, 2006

INICIANDO "DELÍRIOS BLUES"

Acredito que terei algumas coisas para falar dessa peça, até porque, ela deu início a um período de minha vida que dediquei-me a textos com temática adolescente.
Eu tinha escrito a sinopse dessa peça em 1994, e também feito algumas cenas... pretendia fazer um musical, mas minhas limitações artísticas não permitiram.
Em 1997, em conversar com o ator Sandey Luís - que havia trabalhado comigo no período que eu fazia parte de uma Cia teatral em Jundiaí -, lhe falei sobre um texto que tinha e que gostava muito, mas ainda escontrava-se incompleto. Na época ele se chamava "Delírios Blues, I Love You!".
O Sandey gostou do texto, mas ainda achou curto... também havia o problema com relação à parte musical... Mas mesmo assim ele resolveu assumir a produção do espetáculo comigo...
Reescrevi o texto, inseri algumas cenas que resolviam as tramas das personagens e, para compor as músicas, convidamos outra amiga antiga, Isabel Cristina - que trabalhara comigo em "Av. Ipiranga, 1972".
Tenho a dizer que ela conseguiu transformar o que eu pretendia em letras maravilhosas... até porque, a angústia das personagens são expressas na parte musical do texto. A partir desse momento, precisávamos de um diretor que pudesse transformar em "teatro" o que havíamos idealizado... em muitos momentos chegávamos a caracterizar nossa proposta de "um vídeo clip ao vivo" ou "uma peça de ação"... Sabíamos que essas caracterizações poderiam gerar muita crítica por parte do meio teatral, mas era o que pretendíamos...
O Sandey havia sido dirigido, pouco tempo antes, por Massayuki Onishi na peça "Palhaços" e o resultado foi explêndido... conversamos com o Massayuki e ele adorou nosso projeto... iria dirigir a peça... Para completar o grupo precisávamos encontrar os personagens que faria Careca e Vermelha... porque o personagem Preto seria interpretado pelo Sandey...
Depois de alguns testes e muita dificuldade, chegamos ao elenco ideal: Isabel Cristina e Claudinei Brandão assumiram os personagens...
Mas o processo foi difícil e merece outras notas... depois falo mais sobre isso...

2 comentários:

Gabriel Felix disse...

ola renatho gostei muito da historia sou ator na cidade de limeira e gostaria de saber se vc dispoe o texto pra mim ler

vo deixa meu e-mail espero resposta
felixgabriel42@hotmail.com

grato

MASHIV disse...

Fala meu querido! Quanto tempo!!! Curti muito cantar e interpretar na peça Delirius Blues .... Pena que acabou!!!! Foi show demais!!! Abraço e sucesso!!!Marcelão