quarta-feira, novembro 01, 2006

OS CONVIDADOS DO SR. BRASIL

Realmente, estabelecer uma cronologia exata dos eventos não é minha melhor qualidade. Digo isso porque esqueci de falar de um espetáculo que já teve duas montagens distintas, uma dirigida por Claudinei Brandão (1994) e outra por Vall Carthon (1997).
É mais um besteirol. Mais uma história muito engraçada com a presença de uma empregada que rouba a cena, Socorro. A trama é bastante simples: haverá uma recepção na mansão do Sr. Brasil e ele contrata um serviço de buffet para responsabilizar-se pelo evento.
A peça se passa na copa da mansão, enquanto trabalham para o Sr. Brasil, a empregada Socorro, seu ex-marido Emergêncio, seu irmão e mais a cunhada, também acabam utilizando o local para resolver seus problemas pessoais.
Acredito que minha intenção tenha sido mostrar que, mesmo diante do caos que acomete a vida dos funcionários do buffet, eles têm jogo de cintura suficiente para controlar a situação e, no final, nem o Sr. Brasil ou seus convidados percebem como tudo transcorreu na copa. Até caberia uma análise sociológica mais profunda, mas deixo para que o público a faça na próxima montagem...Queria dizer, também, que a montagem de Vall Carthon, que estreou na cidade do Guarujá, surpreendeu-me muito por ter ampliado a leitura de alguns aspectos do texto, mas em ambas, o sucesso deu-se devido ao humor simples e direto

Nenhum comentário: